Uma empresa é um sistema que aumenta os recursos nela investidos. Os recursos têm um valor econômico, portanto, os resultados esperados em relação às atividades exercidas devem ser expressos em valores.

O sistema de orçamentos ou sistema orçamentário é um instrumento de planejamento e controle de resultados econômicos e financeiros. É um modelo de mensuração que avalia e demonstra, por meio de projeções, os desempenhos econômicos e financeiros da empresa, bem como das unidades que a compõem.

Os orçamentos expressam, quantitativamente, as políticas de compras, produção, vendas, recursos humanos, gastos gerais, qualidade e tecnologia.

O planejamento orçamentário visa ao conhecimento antecipado de resultados e serve de guia para ações a serem executadas pelas unidades da empresa, definindo as responsabilidades pela gestão dos recursos e geração dos resultados de determinado período futuro.

Uma empresa deve determinar a extensão do período de planejamento mais adequado para suas atividades. Geralmente, são adotados dois períodos de planejamento: o de curto prazo e o de longo prazo.

Controlar significa acompanhar a execução de atividades e comparar periodicamente o desempenho efetivo com o planejado. A função de controle envolve também a geração de informações para tomada de decisões e correção do eventual desvio do desempenho em relação ao originalmente projetado.

O orçamento está agrupado e interligado ao orçamento de produção, de matéria-prima, de mão de obra direta, de custos indiretos de fabricação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *