Planejar leva tempo, por isso, é tão importante que você pense antes de planejar, e que pensar seja sua prioridade.

Precisa ser assim porque o planejamento visa a organizar a realização do que se pensou. É a parte prática do esforço da organização. Listam-se tarefas, formam-se equipes, criam-se diagramas e checklists complexos.

Mas se você começar o planejamento antes de pensar, pode acabar com a solução errada para o problema certo. Ou talvez a solução certa para o problema errado. Ou a solução menos imaginativa para um problema realmente importante.

Você pode deixar escapar todas as maneiras criativas com as quais teria agarrado as maiores oportunidades. Seu objetivo deve ser assegurar-se de que o pensamento imaginativo, aberto e divertido aconteça antes de o trabalho sério do planejamento começar.

Estratégia tem a ver com isso… pensar de maneira estratégica.

Seu objetivo deve ser permanecer tão aberto quanto possível antes de começar o trabalho realista de planejamento. Você vai descobrir que é tão fácil planejar algo incrível quanto algo óbvio.

A estratégia deve ser a rota mais curta entre os meios e fins. Você pode ter ideias melhores que a concorrência ou – mais interessante ainda – encontrar oportunidades novas e ainda melhores.

Oportunidades que a concorrência ainda não encontrou ou não entende por que não teve o mesmo tipo de pensamento que você.

Há sempre maneiras melhores de se fazer algo. Há sempre rotas mais curtas para ir onde você está para onde você quer estar.

Há sempre novos mercados que estão crescendo mais rápido do que seu mercado. Há sempre métodos, relacionamentos e ideias esperando para serem descobertos, e eles só podem ser descobertos se criarmos espaço – folga – para pensar.

Há muitas razões pelas quais as empresas não pensam antes de planejar. A que costuma ser mais apresentada é a falta de tempo. As pessoas dizem que estão tão ocupadas planejando, organizando, fazendo coisas e resolvendo problemas que não tem tempo para pensar. Pensar é um luxo para o qual elas gostariam de ter tempo, mas não tem.

Empresas bem sucedidas procuram ter um equilíbrio saudável entre pensar, planejar e fazer. Elas passam tempo aprendendo com o que fizeram antes e vendo quão longe seus planos levaram em relação aos resultados que pretendiam.

Melhorar a estratégia significa melhorar sua capacidade de pensar, não só sua inteligência ou seu conhecimento, mas o modo como você pensa.

Lembre-se de que a melhor estratégia consiste em pensar sobre novas possibilidades a partir do ponto onde você está atualmente. O planejamento vem em seguida!

O pensamento estratégico é como o aprendizado, você reflete sobre o que pode acontecer e sobre o que está acontecendo, e usa a imaginação para aprender lições enquanto ainda há tempo para mudanças.