No processo de planejamento financeiro, pode-se incluir os planos de curto e longo prazo.

Businessman making presentation with his colleagues and business strategy digital layer effect at the office as concept.

A orientação, coordenação e o controle são peças fundamentais para o planejamento financeiro de uma organização, que consiste no planejamento de caixa e o planejamento de lucros. O processo de planejamento financeiro inicia com planos financeiros e estratégicos de longo prazo, com o impacto previsto das medidas que variam de dois ou mais anos. Com os planos de marketing e de produção, orienta a empresa para a realização de seus objetivos.

Em relação aos planos de curto prazo, frequentemente abrangem um período de um a dois anos e começa com a previsão de vendas. São elaborados os planos de produção, que levam em consideração os tempos de preparação e estabelecem estimativas das matérias-primas exigidas. Com os planos de produção, estão incluídos a mão- de-obra direta, as despesas gerais e operacionais do chão de fábrica.

As entradas e saídas são planejadas no caixa da empresa através de um orçamento ou uma previsão de caixa, que é apresentado semanalmente. Com base na previsão de vendas, o gestor financeiro estima o fluxo de caixa mensal que resultará das receitas de vendas projetadas e das despesas relacionadas à produção, estoque e vendas. Na prática, estabelecer os dados corretos é o aspecto mais difícil da previsão. 

Os gestores financeiros precisam participar efetivamente do planejamento financeiro de longo prazo da organização e devem em geral gerenciar o planejamento financeiro de curto prazo. Sua eficiência neste planejamento contribui diretamente para o sucesso da empresa no estabelecimento e no cumprimento de seus objetivos, que permitam a permanecer competitiva no mercado.

A administração financeira de curto prazo está focada em cada uma das contas do ativo circulante que provem do estoque, contas a pagar, caixa e títulos negociáveis. Também, do passivo circulante que se refere as provisões, contas a pagar e títulos, dentro de uma organização, de maneira a contribuir positivamente para o valor da mesma. Pode-se incluir também o período médio de estocagem, de cobrança e de pagamento. 

Para que você, empresário, que está com dificuldade em estruturar melhor a sua empresa, é muito importante que faça um planejamento financeiro. Para obter melhores resultados, precisa estar focado no planejamento estratégico e operacional. Se você tiver dúvidas em organizá-lo, procure profissionais para lhe auxiliar neste processo. 

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