Para o perfeito cumprimento das metas não se pode ignorar a força que o valor de uma empresa impõe a uma administração.

O presidente de uma empresa pode declarar que acredita no processo participativo de se tomarem decisões. Se ele, porém, centraliza as decisões habitualmente, evidentemente sua declaração é falsa e não é aceita pelas pessoas juntamente com seus valores.  

Os valores dominantes em uma empresa são estendidos às diversas áreas operacionais como: Marketing, Serviços, Pessoal, Produção, Qualidade ou Lucros.

Outro fato que não pode ser ignorado é que uma empresa sempre tem traços culturais marcantes, com claro predomínio de determinada vocação. Se ela tiver vocação para o comércio, pode não tê-la para indústria.

Os valores por sua vez representam a ética que rege a forma de agir das pessoas e da organização como um todo. São regras na qual, executando a Missão, alcancemos a Visão.

Para estabelecer normas de conduta aplicada aos funcionários de uma empresa, deve-se tratar bem o cliente e os colegas, ser proativo buscando solucionar problemas e elevar a credibilidade de uma empresa.

Concluímos então, que uma empresa necessita descobrir sua missão; a seguir, planejar seu empreendimento com a visão voltada para o futuro, mas não se esquecendo do que há a necessidade de serem estabelecidos metas e objetivos, ancorados nas crenças e valores influenciados pela cultura organizacional.