Buscar alternativas, criar caminhos para crescer, sempre tem sido um grande desafio para os empresários.
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Quando pensamos em abrir um negócio, também vem junto as dúvidas pertinentes que nos fazem refletir em relação as operações da empresa, quais profissionais que serão inseridos na organização e que através destes consiga se desenvolver com tecnologia, bom atendimento, presteza nos trabalhos, qualidade e resultado financeiro.
Quando contratamos um profissional, logo esperamos que este sinta a dor da empresa, que trabalhe com harmonia e dedicação. Este profissional diferenciado, que tem essa iniciativa e cabeça de dono do negócio, está sempre em busca de melhores desempenhos e resultados, tanto para ele quanto para a empresa.
Precisamos ir além da busca de uma simples mão de obra, mas sim, de “cérebros de obra”, ou seja, aquele profissional que pensa e está sempre buscando melhorar e otimizar a sua alta performance, do ponto de vista de que isso gere maior faturamento ou reduza um custo ou gasto para a empresa.
Ter foco, trabalhar de maneira que você consiga fazer o que é primordial, será determinante para o seu crescimento.
Uma dica importante: defina suas prioridades! Procure, por exemplo, concentrar as tarefas que considera as mais difíceis de serem feitas no início do seu dia. É nesse momento que você terá mais disposição para realizar tais atividades.
A falta de saber o que priorizar, a ausência de foco, inexistência de um planejamento, de uma agenda diária, ou seja, daquilo que efetivamente deve ser feito, poderá ocasionar danos ao seu negócio.
O gestor jamais deve querer lidar com o efeito, mas sim atacar a causa. Aquele que se debruçar apenas sobre os efeitos nunca conseguirá resolver de maneira efetiva os problemas que podem estar travando seu negócio.
É preciso entender as origens dos problemas! Pode ser a falta de produtividade, faturamento insuficiente, margens inadequadas para sustentar o negócio, falta de organização e planejamento.
Por exemplo, preocupar-se com as contas que estão vencidas é simplesmente um efeito de algo que deveria ter sido cuidado antes e não foi. A conta vencida é apenas mais um fruto de uma gestão deficiente. E esta pode ser mal administrada por vários motivos! A causa pode ser a presença de peças erradas a frente do negócio ou dentro dele, queda nas vendas ou a alta competitividade. O diagnóstico somente ficará claro quando forem verificados todos os fatores.
Sempre lembramos ao empresário de que, as questões financeiras em relação a divisão entre faturamento, lucros, e outros indicadores devem ser feitos sempre de forma clara e objetiva. E, o planejamento de ganhos, não só o de gastos, assim como os investimentos e reinvestimentos.
O ideal é se preparar antecipadamente!
Um fato que acontece muitas vezes entre os pequenos empresários, é que entendem que faturamento é efetivamente aquilo que ele ganhou. Mas na verdade não é. Pois ainda tem que deduzir todas as despesas, custos, e questões legais como os impostos.
A primeira preocupação do empresário deve ser a de enriquecer a empresa, pois se ele conseguir isso, como proprietário, ficará rico na mesma proporção.
O grande problema é que muitos empresários querem enriquecer antes até de o negócio enriquecer. E em muitos casos o que acontece é que o negócio não consegue sequer sobreviver.
Se você tiver um bom planejamento, traçar pequenas metas e ir detalhando passo a passo, com comprometimento, foco e concretização, certamente a soma de tudo isso irá contribuir significativamente para o alcance das metas e seu crescimento empresarial.
Lembre-se: Quanto mais pessoas capacitadas você tiver ao seu lado para ajudá-lo a perceber potenciais falhas ou melhorias, melhor !