Vivemos numa época de globalização, que resulta em um mercado cada vez mais competitivo. Por isso, uma característica  importante para as empresas, é estarem antenadas para atender as expectativas  de seus clientes, cumprindo seus prazos e aumentando as margens de lucro.  

Diante disso, a logística nos traz resultados positivos na organização se for bem planejada. Entretanto, para obter sucesso, ela depende de um bom relacionamento com fornecedores, que criam uma parceria. Na qual os dois lados ganham, assim fornecedores e clientes devem estabelecer um acordo que beneficie ambos. 

Dentro de uma empresa,  devem-se evitar conflitos internos, que ocasionam no prejuízo de todo planejamento logístico. Então, departamentos devem agir de forma integrada e não isolada, de forma positiva tendo um único foco. Porém um item importante em uma organização é a redução de custo, com necessidade de reduzir custos com armazenagem , distribuição é fundamental.

Para um bom trabalho, consideramos que os estoques dos insumos e dos produtos acabados, a infraestrutura de transporte e a capacidade de gestão logística são cruciais para o desempenho das organizações e o sucesso das operações logísticas . Não importa se a empresa é de pequeno , médio ou grande porte. Todas para sobreviverem precisam ter um ótimo planejamento logístico, para evitar o fracasso em tempos onde as concorrências são fortes.

Portanto a logística deve-se ser levada a sério, as empresas devem por obrigação conhecer a fundo quem são seus fornecedores, conhecer suas instalações, o seu  processo de produção e até mesmo buscar referência . E também deve ter  mais opções , estar sempre buscando novos fornecedores , para se precaver de futuros problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *