Gestão Orçamentária é algo simples e que acontece o tempo todo em sua empresa.

O início acontece através do Planejamento Orçamentário, que nada mais é do que planejar as receitas, custos, despesas operacionais, gastos com pessoal e investimentos que sua empresa estima para os próximos meses.

O Planejamento Orçamentário busca “antecipar o futuro”, para que sua empresa possa se preparar melhor para o que está por vir, elaborando o planejamento, analisando cenários e acompanhamento mensal dos resultados.

Ao iniciar um processo de Gestão Orçamentária em sua empresa, automaticamente são definidas metas para as principais receitas, custos, despesas e investimentos do negócio.

E com metas claras e desafiadoras, a organização passa a ter uma utilização mais inteligente dos recursos, aumentando drasticamente as possibilidades de oportunidades.

A médio e longo prazo, a adoção da gestão orçamentária leva à criação de uma base de dados que vai sendo naturalmente incrementada com o passar do tempo. Mesmo que não seja possível alterar o que já passou, é sempre bom dar uma olhada para trás, utilizando o aprendizado para evitar cometer os mesmos erros novamente.

Através de indicadores de desempenho simples e acessíveis podemos medir se a empresa está caminhando para atingir seus objetivos.

Assim, cada gestor pode comparar seus resultados com as metas estabelecidas para o mês e também com os dos demais departamentos e a partir disso considerar onde atuar para melhorar seus resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *