O ambiente econômico externo é um fator pelo qual as empresas não conseguem manter o seu controle nos negócios. Por isso, o fluxo de caixa dentro de uma organização é o que sofre mais impacto.

Team work process. young business managers crew working with new startup project. labtop on wood table, typing keyboard, texting message, analyse graph plans.

Quando acontece uma mudança no crescimento econômico, os gerentes financeiros sabem que os fluxos de caixa são os mais afetados, por consequência disto, os gestores diminuem seu investimento em novos projetos, porque estes projetos propostos não serão mais viáveis, devido as condições econômicas serem desfavoráveis. Por exemplo, a demanda esperada por um novo produto que a organização está planejando poderá ser mais fraca, não gerando retorno suficiente para os donos do negócio. O montante de financiamento estabelecido pela organização também é reduzido.

Taxas de juros: a movimentação nas taxas de juros, sucessivamente afetam o valor de uma empresa, de maneira a incentivar os gestores a ficarem mais atentos nessas taxas. Por outro lado, envolvem também os consumidores e o custo de financiamento das empresas, afetando o custo de capital próprio e de capital emprestado.

Inflação: a mudança no índice de preços ao consumidor, é uma das medidas mais drásticas da inflação. Esta mudança pode se refletir em vários produtos de consumo, como de mercearia, produtos domésticos e também na gasolina.

A inflação pode forçar a empresa a ter maiores saídas de caixa, para pagar as despesas, pois o custo de comprar suprimentos ou de contratar mão-de-obra aumenta em períodos de alta inflação. À medida que a inflação aumenta, os que costumam poupar, reduzem, porque preferem comprar mais produtos, antes que estes aumentam ainda mais. A demanda total por produtos e serviços, dentro de qualquer setor em uma organização, sofre várias mudanças, para atender as preferências do consumidor.

As fontes de financiamentos são onerosas, porque geram encargos financeiros, como empréstimos, financiamentos e parcelamento de impostos vencidos.  Existem fontes de financiamento não onerosas geradas pelas operações normais da organização, que são, os salários, encargos sociais, impostos e 13º salário. As empresas precisam manter seu saldo de caixa adequado, para honrar com seus compromissos.

Inclusive, o  investimento em estoques tem um papel fundamental dentro de cada organização e até mesmo em prestação de serviços. Portanto, a responsabilidade pela administração de estoques não é necessariamente do administrador financeiro, mas ele pode influenciar sobre os resultados da organização, interagindo junto as áreas operacionais responsáveis pelo controle do giro de estoques.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *