Na gestão financeira de uma empresa, os fluxos de caixa caracterizam os recebimentos e os pagamentos, ou seja, as entradas e as saídas de dinheiro do caixa.

Perceber a importância do fluxo de caixa, é primordial para o gestor financeiro em saber lidar com os picos.  Será que vou ter dinheiro para realizar estes pagamentos?  O que fazer com todo este dinheiro? 

Você gera um lucro sustentável?   Aquele que é previsível e te dá segurança nos resultados atuais e futuros do seu negócio? Como lidar com a necessidade de futuros investimentos? 

O planejamento financeiro é prioridade em qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, portanto, ao planejar você estará criando um cenário futuro do que poderá acontecer. A partir deste momento, pode avaliar a possibilidade de novos investimentos ou tomar decisões para enfrentar uma crise.

Em vista de melhorar a elaboração de um fluxo de caixa em uma empresa, parte dos princípios de fluxos operacionais, que se caracterizam todas as entradas e saídas. Os fluxos de investimentos, tratam-se de aquisições de imobilizado, isto é, terrenos, máquinas e equipamentos. E por fim, os fluxos de financiamentos, demonstram os recebimentos e pagamentos de capital próprio e ainda do capital de terceiros, que seria o dinheiro emprestado.

Contudo, a partir do instante que cada área fizer seu planejamento e controle financeiro, haverá seu próprio fluxo de caixa, orçamento e relatório contábil. Desta forma, as informações poderão ser mais precisas, oportunas e apropriadas, auxiliando na tomada de decisão com maior grau de segurança. Assim, passando a ampliar a eficácia gerencial e colaborando para o progresso da empresa.

Somente desta maneira, reconhecemos que o processo é indispensável para uma sinalização dos rumos e aspectos financeiros dos negócios, porém com o auxílio e análise da elaboração de um bom planejamento financeiro, sua empresa poderá diagnosticar a situação atual e promover ações de melhorias para alcançar os seus objetivos.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *