Toda empresa necessita estar em equilíbrio dinâmico nas suas relações com o mercado.

Planning, risk and strategy in business concept, businessman gambling placing wooden block on a tower with meeting background.vintage tone Retro filter effect,soft focus,low light.(selective focus)

A lucratividade, a estabilidade econômico-financeira e o seu desenvolvimento, são os indicadores desse equilíbrio. Qualquer desequilíbrio interno ou externo deverá ser compensado com uma rápida reestruturação interna e inteligente, caso contrário, ela irá perder a sua eficiência e reduzirá gradativamente sua competitividade até tornar-se inviável.

Operar com lucros razoáveis, estar em permanente desenvolvimento, atender aos aspectos sociais e manter representatividade pessoal perante a coletividade, são aspectos práticos para micro, pequena e média empresa. A estratégia é a forma inteligente de escolher e utilizar os recursos disponíveis financeiros, com a finalidade de conseguir vantagens competitivas, para o seu melhor crescimento. 

Nas empresas em que há problemas estratégicos, investimentos para a melhoria da eficiência de controles e da estrutura organizacional, isoladamente, não contribuem a curto prazo, para a solução efetiva do problema empresarial.  Estes investimentos podem ser inoportunos e muitas vezes tendem a agravar a sua situação financeira.

Como instrumento para análise e identificação de problemas aplica-se uma bateria de perguntas-chaves (checklist), envolvendo as principais áreas de uma empresa, observando-se com o maior rigor possível, certos conceitos fundamentais referentes aos processos de trabalhos da organização.

 É importante ater-se aos efeitos mais visíveis da possível existência de problemas na empresa, como a tendência do valor real das vendas, em relação a queda, estagnação ou aumento desproporcional e a tendência da lucratividade. Situação de rentabilidade: baixa, razoável ou alta e da liquidez. Temos também a situação da produtividade baixa e de pessoal. E o principal é a situação financeira com o grau de endividamento.

As principais causas de problemas empresariais costumam iniciar-se na administração e planejamento, compras e estoques, financeiro, vendas, produção e de pessoal. Para que a organização tenha um bom resultado empresarial é primordial ter recursos e uma boa estratégia. 

Nunca esqueça: o verdadeiro capital de uma empresa é a preferência de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *