Todo o aprendizado em relação aos conceitos e ferramentas de gestão financeira fica sem sentido enquanto não houver uma aplicação prática.
O que faz a diferença é saber analisar a situação e tomar decisões que levem em conta o impacto financeiro sobre os resultados do negócio, tanto no aspecto de liquidez como de rentabilidade.
No mundo dos negócios, nem sempre as coisas acontecem conforme o esperado. Quando situações adversas ocorrem, é preciso agir o mais rápido possível, analisar as causas e procurar soluções.
Nota-se que as dívidas são geralmente de contas devedoras por uso de limites de cheques especiais, cujos juros são os mais caros do mercado. Caso sua empresa encontra-se nesta situação, deverá renegociar o mais rapidamente possível suas dívidas.
A providência a ser tomada é efetuar uma análise geral de toda a empresa no sentido de avaliar a possibilidade de saneamento financeiro com a geração própria de caixa.
É comum o empreendedor utilizar todo o seu capital inicial na estrutura física do empreendimento e depois se debater com a falta de recursos para abastecer a fábrica ou comércio e financiar seus clientes.
Contudo, o empresário precisa ter uma visão clara da causa do problema para tomar as medidas corretivas adequadas. É necessário estabelecer um diagnóstico, depois traçar um plano de contenção de gastos e um plano de metas de resultado.