A maioria dos investidores necessita do balanço patrimonial e da demonstração de resultados para analisar a liquidez da empresa, a competência na administração dos seus ativos, a eficácia de restituir empréstimos e a lucratividade.

Em seguida, veremos como os investidores avaliam essas características:

Avaliação da liquidez: os investidores avaliam a liquidez como o capital de giro, o seu índice corrente e o índice seco. Se uma empresa tem dificuldade em cumprir suas obrigações de curto prazo, pode precisar tomar emprestado mais fundos ou vender alguns de seus ativos existentes para obter caixa.

Avaliação da eficiência: os investidores avaliam a eficiência de uma empresa considerando vários índices de atividade, que medem a velocidade com a qual os ativos podem gerar dinheiro. O giro de estoque mede quantas vezes por ano o estoque é vendido. Valores mais altos em relação à norma de um setor refletem graus mais altos de eficiência.

Avaliação da alavancagem financeira: os investidores avaliam a capacidade de pagamento da empresa considerando seu grau de alavancagem financeira. Uma medida comum de alavancagem é o índice de endividamento, que mede a quantidade de ativos totais financiados por credores. Um índice de endividamento alto em relação à norma de um setor reflete um alto grau de alavancagem financeira e um alto risco de inadimplência em futuros pagamentos de dívidas.

Lucratividade: algumas margens de lucratividade são medidas como uma porcentagem das vendas em um período específico. A margem de lucro bruto mede o lucro bruto como uma porcentagem das vendas; a margem de lucro operacional mede o lucro operacional; a margem de lucro líquido mede o lucro líquido como porcentagem das vendas.

Desta forma, os investidores usam o balanço patrimonial de uma empresa para determinar como ela obteve fundos (passivos e patrimônio líquido) e como investiu (ativos) em determinado período. E a demonstração de resultados para determinar o fluxo de receitas, despesas e lucros em um período específico de tempo, como um semestre ou um ano. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *