O valor de uma empresa pode ser avaliado através de diversos métodos e procedimentos. A qualidade de uma avaliação é diretamente proporcional à qualidade dos dados e informações obtidas.

O avaliador deve concentrar esforços para compreender os processos operacionais e o ambiente de negócio da empresa, pois o resultado da avaliação será tanto melhor quanto mais bem for compreendida a empresa.

O mais importante, em um processo de avaliação de empresas, é conhecer bem a empresa, tanto no aspecto positivo como no aspecto negativo. Assim, o resultado da avaliação não apresentará surpresas desagradáveis no futuro.

Do ponto de vista do proprietário, o valor de uma empresa depende do que conseguirá dela obter no presente ou no futuro. Logo, existem duas formas básicas de avaliar uma empresa: pelo valor de liquidação ou pelos benefícios futuros.

Para o proprietário da empresa que pretende vendê-la, o valor da empresa a ser considerado será, dos dois montantes apurados, o maior: ou liquida ou vende pelo montante dos fluxos de caixa futuros descontados. Para o investidor que pretende comprar a empresa, o valor a pagar por ela não pode ser superior ao montante dos fluxos e caixa futuros descontados.

Principais métodos de avaliação de empresas

Podemos avaliar uma empresa pelos seguintes métodos:

Valor contábil; 

Valor de liquidação;

 Valor de mercado das ações em bolsas de valores;

Fluxo de caixa descontado.

O método do valor contábil, iremos considerar o valor do patrimônio líquido apresentado no balanço patrimonial pela diferença entre o ativo e o passivo. 

O método do valor de liquidação, define-se que todos os itens do ativo e do passivo sejam realizados a preço de mercado, ou seja, todos os itens do ativo serão vendidos e recebidos(baixados) e todos os itens do passivo serão pagos, a preço praticado no mercado, apurando o saldo final de caixa (que equivale ao patrimônio líquido). Neste caso não pode-se forçar uma liquidação, pois o preço de venda dos ativos seriam avaliados à um preço inferior de mercado.

O método pelo valor de mercado das ações em bolsa de valores pode ser empregado somente para companhias abertas, que possuem negociações na bolsa de valores e, mesmo assim, existem algumas empresas que podem não ter liquidez em bolsa de valores. È baseado no valor intangível da marca da empresa e sua carteira de clientes. 

O método do fluxo de caixa descontado atende com maior rigor, pois revela a efetiva capacidade de geração de riqueza de uma empresa. É o principal método utilizado nos mercados financeiros, em conjunto com outros métodos, principalmente em fusões e aquisições. 

Sempre é importante e fundamental realizar uma prévia da possível negociação, avaliando o Custo de Oportunidade, considerando o valor da empresa no presente e qual a sua projeção futura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *