O balanced Scorecard e o sistema  de gestão de riscos são ferramentas que definem parâmetros para avaliar os objetivos e indicadores do planejamento estratégico nas operações da organização.

Com o objetivo de unir a visão estratégica com as fases da execução e controle do processo da gestão empresarial, o balanced scorecard(BSC) é um sistema de acompanhamento da estratégia, por meio de indicadores financeiros e medidas de desempenho não financeiras. É por isso que o balanced scorecard, apoiando-se na ideia de que “o que não é medido não é gerenciado”, propõe um sistema simples e eficiente de acompanhamento do desempenho da estratégia da empresa. O sistema busca informações para o gerenciamento empresarial, no qual traduz a missão e a estratégia da empresa em um conjunto de medidas de desempenho financeiras e não financeiras que servem de base para medir a gestão. O sistema é medido através de quatro perspectivas equilibradas: financeira, do cliente, dos processos internos de negócios e do aprendizado e crescimento.

A visão tradicional do risco e seu gerenciamento são trabalhados profundamente em finanças, que associa ao retorno sobre o investimento. A empresa está sujeita a outros tipos de riscos, cujas origens não são necessariamente financeiras e que merecem uma gestão igualmente forte. A relação com clientes, fornecedores, recursos humanos, tecnologia, e assim por diante envolve riscos e deve ser avaliado cautelosamente, afinal todos os riscos que envolvem a empresa impactam nos resultados. A identificação dos riscos de uma empresa passa sempre por um processo de análise dos ambientes interno e externo, bem como as variações que afetam o sistema da empresa. Estas etapas devem ser exploradas para que fique claro como elas podem evoluir por toda organização. Esta precisão e exatidão de informações coletadas são essenciais para o sucesso da gestão, pois através do mapeamento e mensuração do risco, podemos classificar o impacto nos fluxos futuros da organização

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *