Geralmente, a época do início do ano tende a ser delicado para o orçamento.  As pessoas têm como necessidade, iniciar o ano com tranquilidade e segurança, porém para isso acontecer, é preciso disciplina e esforço. 

Nesta época de início do ano, as pessoas possuem despesas e contar a pagar, assim podendo consumir uma parte do seu orçamento. Confira agora as 7 estratégias para um orçamento de sucesso:

1- Listar e eliminar as dívidas: De início como prioridade total, o pagamento das dívidas precisará ser realizado, para obter um maior controle do orçamento e aos poucos estar livre das dívidas.

2- Esquematizar o Orçamento: Mapear o orçamento e ter mais dinheiro durante o ano, é possível com planejamento financeiro. Assim organizando durante três meses pontualmente todos os gastos da família. Somente a partir disso, é possível observar os desperdícios e ter sobra de dinheiro ao final do mês para se livrar do endividamento ou mesmo realizar os sonhos.

3- Determinar metas de gastos: Manter o orçamento pessoal em ordem para começar o ano bem financeiramente é um desafio e tanto para muitas pessoas. Possuir descontrole financeiro, faz com que as pessoas não determinam o quanto deve ser gasto para tal coisa, e quanto precisa ser atribuído para o pagamento de dívidas. 

4- Beneficiar do 13º para quitar as dívidas: As pessoas costumam ver o décimo terceiro como o salvador de tantos gastos, mas essa não é a melhor atitude. Caso esteja inadimplente, você deve utilizar o 13º terceiro para abater ou quitá-las. Caso não esteja endividado, você deve pensar em utilizar tal valor nas diversas contas de início do ano como IPTU, IPVA, matrícula escolar. O ideal é pagar à vista os impostos de início de ano e aproveitar os descontos. Vale até resgatar os recursos da aplicação financeira.

5- Trocar dívidas caras por baratas: Portabilidade das dívidas ou Portabilidade de crédito é a possibilidade de trocar uma dívida cara por uma mais barata e vale muito a pena o esforço para realizar essa troca. De início, você deve saber qual o valor total da dívida, por isso é importante listar suas dívidas. Com esse valor em mãos, você deve procurar o novo banco, que é obrigado a aceitar o acordo, vai quitar o débito integralmente com a instituição que detinha o crédito anteriormente. 

6- Determinar metas financeiras: Grande parte dos planos de início do ano, envolve o dinheiro. Por isso, é fundamental estabelecer metas financeiras, que fazem parte de um planejamento financeiro que deve ser seguido para poder chegar a um resultado final eficiente.

7- Possuir uma reserva de emergência: A reserva de emergência tem a finalidade de ser utilizada para as emergências da vida, pois alguns problemas podem despender de uma alta quantia quando menos esperamos. Para que isso aconteça, você precisa registrar e analisar suas receitas e despesas, definir um valor mensal a ser poupado e escolher qual o investimento.

Portanto, começar o ano bem e com um orçamento de sucesso, é possível sim! E isso somente acontece, com a programação de planejamento ao longo do ano e não somente quando chegar o aperto financeiro. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *