As contas a receber são geradas pelas vendas a prazo, que são feitas após a concessão de crédito. As vendas a prazo geram riscos de inadimplência e despesas com análise de crédito, cobrança e recebimento, mas alavancam as vendas, isto é, aumentam o volume de vendas e, consequentemente, o lucro.

As compras e vendas a prazo são operações comerciais normais entre as empresas, e são chamadas créditos mercantis. Mesmo as empresas de prestação de serviços, primeiro, prestam serviços e depois recebem. A concessão de crédito para consumidores finais pessoas físicas é chamada crédito ao consumidor.  

A análise de crédito pode ser feita com base em técnica conhecida como 5 Cs, que se referem aos seguintes aspectos: caráter, capacidade, capital, collateral e condições. Esses itens devem ser analisados, sempre, em conjunto.

Caráter- é o item mais importante na análise de crédito. A avaliação da cultura da empresa e do caráter de seus administradores, apesar do alto grau de subjetividade, por se referir a aspectos morais e éticos, é muito importante, porque vai depender da sua integridade ética para saldar compromissos financeiros.

Capacidade- a análise das demonstrações financeiras fornece informações sobre os índices de liquidez, de endividamento, de investimentos, rentabilidade e geração de caixa. As informações adicionais sobre os administradores da empresa cliente devem enfocar os seguintes aspectos: idade, formação acadêmica, histórico profissional, ambiente cultural, capacidade de adaptação a novos cenários econômicos e tradição no ramo do negócio em que atua.

Capital- a análise da estrutura econômica e financeira evidencia o nível de solidez financeira da empresa. Analisam-se, o nível de imobilização em relação a patrimônio líquido, o nível de investimentos em maquinas, equipamentos e tecnologias.  

Collateral- é uma palavra em inglês que significa garantia. É utilizado para contrabalançar ou reforçar a fragilidade de um ou mais C dos quatro outros itens. Pode ser representado por ativos tangíveis ou ativos financeiros, desde que cubram o período do crédito concedido.  

Condições- As condições econômicas atuais e o cenário econômico em que a empresa estará inserida devem ser avaliados em conjunto com o ramo de atividade em que ela atua. Se for esperada forte recessão, mas o ramo de atividade em que a empresa atua for substancialmente promissor, o risco de inadimplência será minimizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *