Uma pequena empresa  com uma gestão bem definida e elaborada, pode tornar-se grande através da sua organização e eficiência  no planejamento  desenvolvido. 

Todavia, é importante salientar que o tamanho de uma empresa e o espaço que ela ocupa num determinado mercado, são dados que interessam primeiramente aos seus gestores, pois são eles que fornecem parâmetros  e adotam procedimentos para administrá-la. São eles que cuidam da gestão empresarial, independentemente de qualquer consideração ou rótulo que seja dado aos negócios.

A empresa tem que planejar muito bem seu negócio, pensando nos seguintes objetivos: 

Estabelecer uma clara direção do futuro;

Mobilizar a empresa através de uma visão comum de sucesso e de referências para alcançá-la;

Definir prioridades para facilitar a tomada de decisão gerencial;

Determinar a melhor alocação de recursos para investimentos;

Definir necessidades de rever a concepção atual de negócios;

Antecipar mudanças a partir do conhecimento do ambiente onde atua, marcando presença no seu segmento de mercado;

Cumprir a missão social envolvida na organização;

Possibilitar a transformação de suas estratégias em ações efetivas e eficazes.

Nesse sentido, a atividade empresarial é vivenciada 24 horas por dia. Como organismo vivo, a empresa não pode parar. A mudança será uma constante na gestão empresarial.