Uma pequena empresa com uma gestão bem definida e elaborada, pode tornar-se grande através da sua organização e eficiência no planejamento desenvolvido.
Todavia, é importante salientar que o tamanho de uma empresa e o espaço que ela ocupa num determinado mercado, são dados que interessam primeiramente aos seus gestores, pois são eles que fornecem parâmetros e adotam procedimentos para administrá-la. São eles que cuidam da gestão empresarial, independentemente de qualquer consideração ou rótulo que seja dado aos negócios.
A empresa tem que planejar muito bem seu negócio, pensando nos seguintes objetivos:
Estabelecer uma clara direção do futuro;
Mobilizar a empresa através de uma visão comum de sucesso e de referências para alcançá-la;
Definir prioridades para facilitar a tomada de decisão gerencial;
Determinar a melhor alocação de recursos para investimentos;
Definir necessidades de rever a concepção atual de negócios;
Antecipar mudanças a partir do conhecimento do ambiente onde atua, marcando presença no seu segmento de mercado;
Cumprir a missão social envolvida na organização;
Possibilitar a transformação de suas estratégias em ações efetivas e eficazes.
Nesse sentido, a atividade empresarial é vivenciada 24 horas por dia. Como organismo vivo, a empresa não pode parar. A mudança será uma constante na gestão empresarial.