A elaboração do planejamento estratégico propicia à empresa oportunizar ações e obter maior conhecimento do mercado. Desta forma, é possível encontrar no planejamento estratégico o espaço para desenvolvimento e constante aprimoramento de procedimentos e práticas gerenciais.

Em um mercado competitivo e agressivo, onde mudanças e inovações são constantes, as ações estratégicas são necessárias por parte dos empreendedores, a fim de manterem-se em evidência no mercado e para que possam ter certa vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

Para os administradores conseguirem organizar, liderar ou controlar, devem elaborar os planos que dão finalidade e direção à organização. Será através do planejamento que a administração decidirá os rumos da empresa, através de diretrizes como o que deverá ser feito, quando deverá ser feito, como será feito e quem fará.

A estratégia deve ser percebida por todos os níveis da empresa como um ativo fixo precioso que, quando bem conduzido e medido, aumenta consideravelmente as chances de sucesso. Porém, deve ser conhecida, entendida e praticada por todos os colaboradores da empresa e não somente elaborada e engavetada pela alta administração da empresa.

Empresas orientadas para o mercado são aquelas que geram, disseminam e respondem com sucesso às informações do mercado. Essas empresas focalizam a análise do consumidor, a análise da concorrência e integram os recursos que possuem para oferecer valor e satisfação ao consumidor, bem como lucro no longo prazo. Para ser bem sucedida, a empresa deve poder focalizar seus esforços e recursos na compreensão de seus consumidores, de modo a aumentar sua capacidade de gerar vantagens competitivas sustentáveis.

Sem planejamento, as empresas não sobrevivem no mercado, pois não possuem conhecimento quanto aos seus pontos fracos e ameaças, e assim não têm ações corretivas. Perante a concorrência, esses pontos vão se otimizando e levando a empresa ao fracasso.

Assim, o conhecimento de seu ambiente interno e externo, as declarações de sua missão e de seu propósito fazem com que as empresas tracem estratégias e mantenham vantagens competitivas que as mantenham no mercado, a fim de alcançar seus resultados e obter lucro.

A realização de um planejamento estratégico para as organizações tem a finalidade de se antecipar ao futuro e aumentar o nível de conhecimento sobre o negócio e o mercado.