Você consegue manter um equilíbrio financeiro?

Você tem perspectivas para o futuro? Já pensou em como pode melhorar a sua situação financeira? Se estas são perguntas recorrentes em sua vida, saiba que existem maneiras em que você pode traçar um novo caminho fazendo um diagnóstico financeiro. O primeiro passo é anotar todas as despesas que  gasta durante todo o mês e observar o impacto que cada atitude de compra, fará em seu orçamento. Se você verificar um desequilíbrio financeiro, é porque tem momentos em que está gastando mais ou menos e, se você conseguiu chegar nessa conclusão, é porque teve conscientização. 

A maioria dos hábitos de consumo baseia-se em padrões sociais, que persistem na hora de fazer compras. Comprar faz parte. Se você comprar tudo o que está à sua frente, irá ter o sentimento de culpa e futuramente, poderá destruir todo o seu orçamento. Antes de comprar, pense se está ao seu alcance, dentro do seu orçamento. 

Quanto mais receitas e menos despesas tiver, maior será o valor disponível para saldar as dívidas e menor será o esforço necessário para se reequilibrar. Para aumentar suas receitas, obviamente terá que diminuir as despesas, cortando os excessos e supérfluos. Calcule o montante de sua dívida e estabeleça qual o valor de que dispõe para saldar as pendências.

A todo momento, são lançadas maneiras de impulsionar o cliente, oferecendo descontos e vantagens que podem afetar o seu bolso. A partir do momento em que é registrado todos os seus gastos, começa a perceber que há compras que podem ser dispensáveis, outras que estão prejudicando o seu orçamento e consumindo cada vez mais os seus rendimentos futuros. Cabe a você, decidir em como irá administrar melhor o seu dinheiro, fazendo o planejamento financeiro necessário. 

Para aplicar o seu dinheiro, precisará investir de tal maneira que terá certeza de que ele poderá retornar para as suas mãos. Isso lhe garantirá a sua liquidez. Entretanto, ao aplicar suas economias, considere sempre o prazo para resgatar ou utilizar esse dinheiro. Se é de curto, médio ou longo prazo. O grande benefício que uma pessoa pode adquirir é o hábito de guardar e poupar dinheiro. 

Se você quer ter um futuro brilhante, comece a poupar. O momento é agora, dê o primeiro passo. É hora de investir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *