O papel dos gerentes financeiros, dos mercados financeiros e dos investidores.
O papel dos gerentes financeiros: Os gerentes financeiros devem entender seus papéis na empresa e os efeitos jurídicos e operacionais da forma organizacional da empresa em suas atividades.
O mais importante é que devem entender a maximização da riqueza do acionista e as questões éticas e de representação relacionadas com o cumprimento desse objetivo. Também precisam entender questões de tributação, depreciação e fluxo de caixa da empresa, a fim de criar valor para os acionistas.
O papel do mercado financeiro: Os mercados financeiros fornecem o fórum em que as empresas obtêm o financiamento necessário e disseminam informações aos investidores.
Atuam como um mecanismo de determinação de preços que oferece avaliações contínuas do valor da empresa e permite aos gerentes financeiros e aos investidores determinarem em que medida o objetivo de maximizar a riqueza do proprietário está sendo cumprido.
Os mercados também reconhecem o impacto dos impostos e do fluxo de caixa sobre o valor da empresa. Atuam como um fórum em que os investidores respondem às ações dos gerentes financeiros, às vezes positivamente, outras negativamente.
O papel dos investidores: Os investidores precisam entender as implicações da forma da organização como sociedade anônima para exigirem seus direitos e oportunidades como fornecedores de capital próprio e de endividamento. Também precisam reconhecer a importância das práticas éticas por parte da empresa e suas necessidades de incorrer em custos de representação. Finalmente, o impacto de impostos, depreciação, fluxo de caixa sobre o valor da empresa é importante.
Fonte: Administração Financeira. Lawrence J. Gitman, Jeff Madura.