Uma micro ou pequena empresa tem a necessidade de definir qual é o seu negócio, mas nem sempre é uma tarefa fácil e ninguém dá pulos de alegria com a possibilidade de uma declaração de missão.
A missão de uma empresa é a sua razão de ser e pode ser expressa em diversos níveis de conceitos descrevendo os valores da empresa, de acordo com sua postura estratégica.
Não adianta também, fazê-la e deixá-la afixada em qualquer parede da empresa, completamente ignorada por todo mundo, exceto por quem a elaborou. O empresário, estando ciente da importância de fazê-la, precisa definir quem são os consumidores, o que eles buscam, o que eles pensam, suas crenças e seus desejos.
É necessário responder a definição clássica: ”Onde está o cliente? O que o cliente compra? O que tem valor para o consumidor?”
Parece-nos claro que a ideia acima aponta para qual caminho a ser seguido, através dos desejos e satisfações de uma clientela, mas inquestionavelmente, a empresa é que deve iniciar um processo para definir com clareza o que ela realmente faz. Declarando sua missão para não ficar apenas, com uma pequena noção do seu negócio.
A organização deve buscar a eficácia empresarial focada em sua missão e esta por sua vez, deve ser estendida a todos, principalmente os diretores, colaboradores, clientes e fornecedores, demonstrando com isso, o objetivo que se pretende atingir de uma maneira segura e planejada.